-
Arquitetos: Matsuyama Architect and Associates
- Área: 245 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Toshihisa Ishii
Arquitetura de um andar em uma encosta. O terreno está localizado no topo de uma colina na parte norte de Okinawa, Japão. Embora antigamente tivesse uma vista panorâmica da vasta planície e oceano, desde que a urbanização mudou o cenário na região, quase não há mais visibilidade do oceano.
Uma casa para uma família de 5 pessoas foi solicitada em um terreno inclinado. A proposta inicial era construir um volume de vários andares a fim de recuperar a vista para o mar. Essa parecia também uma solução sensata, já que reduziria o impacto da edificação no solo e a quantidade de trabalho para a fundação em um declive.
No entanto, após uma série de reuniões com o cliente, percebemos que sua conexão fascinantemente calorosa e próxima com os membros da família havia sido resultado da experiência de morar em um apartamento de tamanho moderado onde viviam na época.
Com isso, nosso objetivo mudou de um volume de vários andares para um único pavimento a fim de manter o relacionamento familiar íntimo, transferindo de alguma forma seu estilo de vida, que era relativamente menos organizado, de seu apartamento para a nova casa, em vez de separar os andares para obter uma vista específica no pavimento superior.
Cinco níveis diferentes foram planejados em 6m de diferença de leste a oeste do terreno. Cada quarto foi posicionado para evitar a luz solar direta do oeste.
Como a edificação está assentada em terreno inclinado, a construção se tornaria mais difícil do que a proposta inicial. No entanto, os espaços entre o andar superior ao longo da rua frontal, a sala de estar no meio e a sala das crianças na parte inferior foram todos conectados e podem ser abertos e acessíveis como em uma casa térrea. Apesar da vista para o mar, que era o pedido inicial do cliente, não ter sido atendida, o seu "jeito de morar" foi transferido para a nova casa e eles criaram relações familiares ainda mais íntimas desde que se mudaram.
A fachada de concreto de cor vigorosa tem uma aparência vernacular, como se o solo de cor avermelhada fosse elevado do terreno inclinado. Afinal, acreditamos que a forma arquitetônica segue a geografia do local.